Um estudo da epistolografia do mundo antigo com especial ênfase no Novo Testamento

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OBJETIVO GERAL:

Dar aos estudantes um conhecimento da epistolografia do mundo antigo e também do conteúdo e método das epístolas do Novo Testamento, por meio do estudo das mesmas utilizando várias metodologias: epistolografia, retórica, paremiologia, análise literária e da sociologia bíblica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ajudar os estudantes a fazerem leituras significativas das cartas por meio da apropriação do método e conteúdo daquela forma de comunicação antiga.
  • Ajudar os estudantes a serem informados, motivados e transformados pela leitura, estudo e vivência da mensagem das cartas neotestamentárias.
  • Auxiliar os estudantes no conhecimento de metodologias de estudo e do conteúdo temático de algumas cartas do Novo Testamento.
  • Incentivar o convívio em comunidade cristã seguindo a motivação e instrução oferecida pelas cartas para as igrejas antigas e modernas.

COMPETÊNCIAS:

  • Conhecimento = Que os estudantes sabiam o conteúdo e método das cartas do Novo Testamento.
  • Habilidade = Que os estudantes saibam fazer uma análise do raciocínio retórico e literário destas cartas de modo a aplicar o conhecimento hoje.
  • Atitude = Que os estudantes queiram transmitir estas verdades para as igrejas atuais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Um estudo das cartas do Novo Testamento. Epistolografia do mundo bíblico e do tempo do Novo Testamento. Análise retórica e literária das cartas. Estudo de temas doutrinários, éticos, sociais e históricos importantes para a compreensão da mensagem cristã nas comunidades antigas. Um estudo de algumas cartas neotestamentárias como modelo para o estudo dos outros livros: (i) um estudo de Romanos utilizando a crítica retórica e também discutindo as questões das chamadas “Nova Perspectiva” e da “Novíssima Perspectiva” – enfatizar o raciocínio persuasivo da carta, bem como seus alvos pacificadores e missionários; (ii) um estudo de 1Coríntios enfatizando a “Guerra de Slogans” dentro da comunidade – o uso da paremiologia (estudo dos provérbios e ditos) para compreender e acompanhar o raciocínio de Paulo com a igreja; (iii) um estudo de 2Coríntios por meio da análise literária – a discussão sobre a necessidade da unidade da epístola, bem como da compreensão da necessidade da leitura da carta na ordem e formato que hoje temos no Novo Testamento; (iv) um estudo de Gálatas da perspectiva da história e da retórica antiga – uma carta polêmica de Paulo contra o desvio da fé; (v) um estudo das epístolas aos Efésios e aos Colossenses como modelo de análise retórica e literária – um estudo comparativo de cartas com conteúdo similar, mas com abordagens e estratégias retóricas distintas; (vi) um estudo da Epístola de Tiago como o primeiro livro a ser escrito em todo o Novo Testamento e como modelo e análise social da comunidade primitiva em suas lutas para sobreviver em meio às tribulações e pressões do mundo circundante.

METODOLOGIA DE ENSINO / ATIVIDADES DISCENTES:

  1. Leitura reflexiva e ativa das web-aulas postados em PDF no AVA.
  2. Assistir as vídeo-aulas postadas no AVA.
  3. Realizar as tarefas de leitura e estudo de cada aula.

RECURSOS DE ENSINO:

  • Web-aula – disponibilizada no AVA para ser assistida on-line.
  • Vídeo-aula – disponibilizada no AVA para ser lida on-line ou baixada em pdf.
  • Áudio-livro [opcional] – disponibilizado no AVA para ser baixado em mp3.
  • Tarefas – alistadas e discriminadas no site em doc.
  • Links para aprofundamento – textos e sites sugeridos para mais pesquisa.
  • Ebook – Comentário de Tiago – oferecido ao final do curso.