PROJETO TEÓRICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA

 

CONCEPÇÃO TEOLÓGICA

A Escola de Teologia em Casas (doravante ETC), tem como ponto de partida a “Teologia”. Teologia é entendida como “discurso de Deus, por Deus, sobre Deus e para Deus”.

Baseia-se na possibilidade pedagógica de unidade e de diversidade, de racionalidade e de perplexidade, de individualidade e de existência social assim como preanuncia a “Teologia da Divindade” (Trindade). Assim como Deus, o conhecimento é social e ao mesmo tempo, criador da mais perfeita unidade e integração na vida.

Entende que a “Teologia da Cruz” marca o ponto principal (crucial!) de seu processo educativo, pois na Cruz de Cristo Deus estabeleceu um “ponto de apoio” para toda alavanca pedagógica que move o homem e o mundo.

A “Teologia da Encarnação” de Jesus torna-se referência e base do processo pedagógico. Da mesma forma que Deus se fez homem para que os homens tenham acesso a Deus, assim também o processo educativo assume a vida de Deus entre os homens para que estes se apropriem das realidades da vida de Deus.

Jesus Cristo, o Deus-Homem torna-se a a intervenção definitiva de Deus na história e, ao mesmo tempo, o alvo da humanidade, na busca de identidade com Deus.

A “Teologia do Espírito” embasa todo o processo educativo da ETC, pois Jesus disse que o Espírito “vos guiará a toda a verdade”. A ação do Espírito se manifesta por meio da Escritura Inspirada e ao mesmo tempo pela presença transformadora e iluminadora do Espírito nos discípulos de Jesus.

A “Teologia do Serviço” é o critério de sucesso de todo o processo educacional. O ministério cristão é serviço e lava-pés.

A “Teologia da Esperança” oferece um programa de ação no presente que avalia o passado e vislumbra o futuro próximo e distante. A criação e a nova criação tornam-se o palco de desenvolvimento do aprendizado, pois representam a realidade una na qual vivemos diante de Deus Espírito.

ASPECTOS PEDAGÓGICOS

A ETC assumirá simultânea e alternadamente as teorias de autoaprendizagem e de construção social da aprendizagem. Sua abordagem será construtivista e sócio-interacionista. O alvo será “o desenvolvimento de uma consciência crítica iluminada pelo Espírito, por meio da Escritura, colocada a serviço da comunidade e em comunhão com ela”.

Na melhor tradição cristã, a ETC reafirma que a “fé vem pelo ouvir da palavra de Cristo”. Esta epistemologia será, antes de ser cristã, crística, ou seja, usará a metodologia prática, direta, ligada na vida e que ensina por meio de problemas-soluções que caracterizou o ensino de Jesus. O alvo é a produção de discípulos de Jesus e a transformação da vida pelo Espírito – não apenas a transmissão de conhecimento.

A ETC incentivará a contextualização do aprendizado nos ambientes do aluno, seja qual for este ambiente em termos eclesiásticos, sociais, políticos, étnicos e familiares. A Teologia é para a vida, para a práxis e para a transformação do Espírito no mundo e no novo mundo.

Os “Quatro Pilares da Educação” serão buscados no ensino da ETC: aprender a (i) conviver, (ii) conhecer, (iii) fazer e (iv) ser. O aprendizado será social em origem e propósito.

Será aprendizado significativo – não ‘decoreba’, que gere competência: saber, saber fazer e querer fazer.

ASPECTOS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A virtude fundamental da Educação à Distância (doravante EaD) é aus capacidade de desenvolver um aprendizado que vence as distâncias e o isolamento. Assume-se tanto a independência das casas e indivíduos em alguns aspectos, bem como sua interdependência em outros.

Assim, a Educação à Distância conforme praticada pela ETC pressupõem:

(i) Ensino centrado no aluno. O ritmo e disponibilidade de cada aluno será acolhida, bem como suas necessidades e contribuições.

(ii) Popularização e democratização do ensino: ensinar tudo para todos.

(iii) Independência, motivação e autonomia do aluno ao estudar

(iv) Ênfase na reflexão e na prática do que se estudar.

(v) Integração em uma rede social de relacionamentos dentro dos quais se desenvolvem e se experimentam a troca de saberes e o aprendizado.

Na EaD, praticada pela ETC, o professor tem o papel de:

i) transmitir as informações, ferramentas e modelos para o desenvolvimento de competências nos alunos;

ii) motivar os alunos na realização dos estudos e na incorporação do conceito de “educação contínua”;

iii)  assessorar os alunos em pontos críticos ou cruciais de seu desenvolvimento;

iv) conduzir cada aluno dentro de uma comunidade de aprendizado, de modo que os saberes sejam sociais e sociabilizados

 

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO

As dez disciplinas ou módulos do Curso de Livre de Teologia da ETC estão obedecendo as recomendações do MEC de uma estrutura curricular interdisciplinar e contextualizada.

A contextualização já pode ser vista nos títulos ou temas das disciplinas que, ao invés de serem organizadas em torno de nomes tradicionais e acadêmicos como “Bibliologia”, “Exegese”, “Teologia Ministerial” etc, optou-se por usar títulos que descrevem de modo mais claro como o conhecimento toma contato com a vida da comunidade. Veja os temas alistados abaixo:

1. O que é a Bíblia?   BB01

2. Como entender a Bíblia? HB02

3. Qual é a nossa história?  LBO3

4. Qual é o nosso pensamento? HHO4

5. Qual é o ambiente?   MB05

6. O que a igreja precisa saber? NT06

7. O que queremos comunicar? TPO7

8. Como exercer cuidado e serviço? TP08

9. Como dialogar com o mundo?  FT09

10. Como ler a Bíblia no original?  GH10

 

Além disto, a interdisciplinaridade pode ser notada quando classificarmos estas disciplinas nos oito eixos teóricos recomendados pelo MEC. Veja a distribuição das disciplinas nos oito eixos:

Eixos recomendados pelo MEC:

Módulos

1. Bíblico

1, 3, 6

BB01, LB03, NT06

2. Metodológico

2, TCC

HB02, TCC

3. Histórico

2, 4

HB02, HH04

4. Interdisciplinar

5, 9

MB05, FT09

5. Socio-político

5

MB05

6. Teológico-prático

7, 8

TP07, TP08

7. Filosófico

9

FT09

8. Linguístico

10

GH10

 

A ETC busca tanto a ortodoxia como a ortopraxia, sendo que ambas desenvolvidas em fundamentos bíblicos mas aplicada aos diversos contextos dos alunos: teologia no contexto da vida.

O que as comunidades ou o que os discípulos de Cristo fazem é que determina o conteúdo e o desenvolvimento do currículo.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ajudará o aluno a escolher uma área de conhecimento na qual queira se aperfeiçoar para o serviço da comunidade.

GRADUAÇÃO

Para formar-se em no Curso Livre de Teologia pela ETC, o aluno terá que cursar 10 módulos de ensino, distribuídos ao longo de 2 anos e realizar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Cada módulo será ministrado num período de 2 meses sendo que cada um deles será composto por 8 unidades de ensino.

Cada unidade de ensino será apresentada através de uma vídeo-aula acompanhada por um roteiro de estudos.

Para a complementação de cada unidade de ensino, o aluno deverá realizar as atividades propostas em cada momento do curso.

Ele poderá usar as recomendações de leitura, os “áudio-livros” nos casos em que os mesmos forem disponibilizados e todos os outros recursos disponibilizados.

Cada módulo terá bibliografia própria.

Para a obtenção do crédito acadêmico, o aluno realizará dois tipos de atividades: i) atividades síncronas e ii) atividades assíncronas:

o As atividades síncronas exigem conexão do aluno em tempo real: chat, web-aulas, provas on-line, etc.

o As atividades assíncronas podem ser feitas em qualquer tempo, dentro dos prazos estabelecidos em cada módulo: leituras, trabalhos escritos, participação em fóruns, trabalhos em grupo, e-mails.

Álvaro César Pestana