PROJETO
TEÓRICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE TEOLOGIA EM CASA
CONCEPÇÃO TEOLÓGICA
A Escola de Teologia em Casas (doravante ETC), tem
como ponto de partida a “Teologia”.
Teologia é entendida como “discurso de Deus, por Deus, sobre Deus e para Deus”.
Baseia-se na possibilidade pedagógica de unidade e de
diversidade, de racionalidade e de perplexidade, de individualidade e de
existência social assim como preanuncia a “Teologia
da Divindade” (Trindade). Assim como Deus, o conhecimento é social e ao
mesmo tempo, criador da mais perfeita unidade e integração na vida.
Entende que a “Teologia
da Cruz” marca o ponto principal (crucial!) de seu processo educativo, pois
na Cruz de Cristo Deus estabeleceu um “ponto de apoio” para toda alavanca
pedagógica que move o homem e o mundo.
A “Teologia da
Encarnação” de Jesus torna-se referência e base do processo pedagógico. Da
mesma forma que Deus se fez homem para que os homens tenham acesso a Deus,
assim também o processo educativo assume a vida de Deus entre os homens para
que estes se apropriem das realidades da vida de Deus.
Jesus Cristo, o Deus-Homem torna-se a a intervenção definitiva
de Deus na história e, ao mesmo tempo, o alvo da humanidade, na busca de
identidade com Deus.
A “Teologia do
Espírito” embasa todo o processo educativo da ETC, pois Jesus disse que o
Espírito “vos guiará a toda a verdade”. A ação do Espírito se manifesta por
meio da Escritura Inspirada e ao mesmo tempo pela presença transformadora e
iluminadora do Espírito nos discípulos de Jesus.
A “Teologia do
Serviço” é o critério de sucesso de todo o processo educacional. O ministério
cristão é serviço e lava-pés.
A “Teologia da
Esperança” oferece um programa de ação no presente que avalia o passado e
vislumbra o futuro próximo e distante. A criação e a nova criação tornam-se o
palco de desenvolvimento do aprendizado, pois representam a realidade una na
qual vivemos diante de Deus Espírito.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS
A ETC assumirá simultânea e alternadamente as teorias
de autoaprendizagem e de construção social da aprendizagem. Sua abordagem será
construtivista e sócio-interacionista. O alvo será “o desenvolvimento de uma consciência
crítica iluminada pelo Espírito, por meio da Escritura, colocada a serviço da
comunidade e em comunhão com ela”.
Na melhor tradição cristã, a ETC reafirma que a “fé
vem pelo ouvir da palavra de Cristo”. Esta epistemologia será, antes de ser
cristã, crística, ou seja, usará a metodologia prática, direta, ligada na vida
e que ensina por meio de problemas-soluções que caracterizou o ensino de Jesus.
O alvo é a produção de discípulos de Jesus e a transformação da vida pelo
Espírito – não apenas a transmissão de conhecimento.
A ETC incentivará a contextualização do aprendizado
nos ambientes do aluno, seja qual for este ambiente em termos eclesiásticos,
sociais, políticos, étnicos e familiares. A Teologia é para a vida, para a
práxis e para a transformação do Espírito no mundo e no novo mundo.
Os “Quatro Pilares da Educação” serão buscados no
ensino da ETC: aprender a (i) conviver, (ii) conhecer, (iii) fazer e (iv) ser.
O aprendizado será social em origem e propósito.
Será aprendizado significativo – não ‘decoreba’, que
gere competência: saber, saber fazer e querer fazer.
ASPECTOS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A virtude fundamental da Educação à Distância
(doravante EaD) é aus capacidade de desenvolver um aprendizado que vence as
distâncias e o isolamento. Assume-se tanto a independência das casas e
indivíduos em alguns aspectos, bem como sua interdependência em outros.
Assim, a Educação à Distância conforme praticada pela
ETC pressupõem:
(i) Ensino centrado no aluno. O
ritmo e disponibilidade de cada aluno será acolhida, bem como suas necessidades
e contribuições.
(ii) Popularização e
democratização do ensino: ensinar tudo para todos.
(iii) Independência, motivação
e autonomia do aluno ao estudar
(iv) Ênfase na reflexão e na
prática do que se estudar.
(v) Integração em uma rede
social de relacionamentos dentro dos quais se desenvolvem e se experimentam a
troca de saberes e o aprendizado.
Na EaD, praticada pela ETC, o
professor tem o papel de:
i) transmitir as
informações, ferramentas e modelos para o desenvolvimento de competências nos
alunos;
ii) motivar os alunos
na realização dos estudos e na incorporação do conceito de “educação contínua”;
iii) assessorar os alunos em pontos críticos ou
cruciais de seu desenvolvimento;
iv) conduzir cada
aluno dentro de uma comunidade de aprendizado, de modo que os saberes sejam
sociais e sociabilizados
INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO
As dez disciplinas ou módulos do Curso de Livre de Teologia
da ETC estão obedecendo as recomendações do MEC de uma estrutura curricular
interdisciplinar e contextualizada.
A contextualização já pode ser vista nos títulos ou
temas das disciplinas que, ao invés de serem organizadas em torno de nomes
tradicionais e acadêmicos como “Bibliologia”, “Exegese”, “Teologia Ministerial”
etc, optou-se por usar títulos que descrevem de modo mais claro como o
conhecimento toma contato com a vida da comunidade. Veja os temas alistados
abaixo:
1. O que é a Bíblia? BB01 |
2. Como entender a Bíblia? HB02 |
3. Qual é a nossa
história? LBO3 |
4. Qual é o nosso
pensamento? HHO4 |
5. Qual é o ambiente? MB05 |
6. O que a igreja precisa saber? NT06 |
7. O que queremos comunicar? TPO7 |
8. Como exercer cuidado e serviço? TP08 |
9. Como dialogar com o mundo? FT09 |
10. Como ler a Bíblia no original? GH10 |
Além disto, a interdisciplinaridade pode ser notada
quando classificarmos estas disciplinas nos oito eixos teóricos recomendados
pelo MEC. Veja a distribuição das disciplinas nos oito eixos:
Eixos recomendados pelo
MEC: | Módulos |
1. Bíblico | 1, 3, 6 BB01, LB03, NT06 |
2. Metodológico | 2, TCC HB02, TCC |
3. Histórico | 2, 4 HB02, HH04 |
4. Interdisciplinar | 5, 9 MB05, FT09 |
5. Socio-político | 5 MB05 |
6. Teológico-prático | 7, 8 TP07, TP08 |
7. Filosófico | 9 FT09 |
8. Linguístico | 10 GH10 |
A ETC busca tanto a ortodoxia como a ortopraxia, sendo que ambas
desenvolvidas em fundamentos bíblicos mas aplicada aos diversos contextos dos
alunos: teologia no contexto da vida.
O que as comunidades ou o que
os discípulos de Cristo fazem é que determina o conteúdo e o desenvolvimento do
currículo.
O Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) ajudará o aluno a escolher uma área de conhecimento na qual queira
se aperfeiçoar para o serviço da comunidade.
GRADUAÇÃO
Para formar-se em no Curso Livre de Teologia pela ETC, o
aluno terá que cursar 10 módulos de ensino, distribuídos ao longo de 2 anos e
realizar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Cada módulo será ministrado num período de 2 meses sendo
que cada um deles será composto por 8 unidades de ensino.
Cada unidade de ensino será apresentada através de uma
vídeo-aula acompanhada por um roteiro de estudos.
Para a complementação de cada unidade de ensino, o aluno
deverá realizar as atividades propostas em cada momento do curso.
Ele poderá usar as recomendações de leitura, os
“áudio-livros” nos casos em que os mesmos forem disponibilizados e todos os
outros recursos disponibilizados.
Cada módulo terá bibliografia própria.
Para a obtenção do crédito acadêmico, o aluno realizará
dois tipos de atividades: i) atividades síncronas e ii) atividades assíncronas:
o As atividades síncronas exigem conexão do aluno em tempo real: chat,
web-aulas, provas on-line, etc.
o As atividades assíncronas podem ser feitas em qualquer tempo, dentro dos
prazos estabelecidos em cada módulo: leituras, trabalhos escritos, participação
em fóruns, trabalhos em grupo, e-mails.