Análise do mundo moderno. Evidências da fé cristã. Teologia sistêmica e sistemas doutrinários históricos

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OBJETIVO GERAL:

Orientar os estudantes no diálogo com o mundo atual munidos dos elementos da apologética cristã e da teologia bíblica e histórica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Auxiliar os estudantes a realizarem diálogos positivos com a atualidade por meio da apologética, da teologia e do pensamento cristão.
  • Desenvolver nos estudantes a condição de ser dialogais com o mundo enquanto se aprofundam em seu compromisso com Jesus.
  • Conhecer fatos, técnicas e sistemas de pensamento e sua interação com a Bíblia e o pensamento cristão
  • Conviver no mundo pós-moderno, pluralista e pós-cristão com profunda convicção cristã e compaixão para dialogar.

COMPETÊNCIAS

  • Conhecimento = que os estudantes aprendam fatos básicos para o exercício da apologética, da teologia e do pensamento cristão.
  • Habilidade = que os estudantes se desenvolvam na arte de dialogar com humildade e convicção cristãs diante da sociedade.
  • Atitude = que os estudantes apreciem o diálogo como forma de aprendizado e ensino na sociedade atual.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Um estudo da apologética cristã. Itens a serem estudados: a existência de Deus; a criação do mundo; a inspiração, historicidade, veracidade e preservação da Bíblia; arqueologia bíblica; a historicidade e ressurreição de Cristo; a divindade de Jesus Cristo; o problema do sofrimento e do mal; os milagres; profecias e seus cumprimentos; os supostos conflitos entre a fé e a ciência; a superioridade do cristianismo sobre as outras religiões universais; as diferentes filosofias e cosmovisões do mundo que se opõe ao cristianismo; como abordar objeções ao cristianismo; como comunicar o evangelho em um mundo pós-cristão e semi-pagão.

Um estudo da teologia Bíblia. Estudo das doutrinas principais da Bíblia mediante consulta aos textos de todos os livros bíblicos. Esta pesquisa deve levar em conta as diferentes épocas de composição, problemas enfrentados, gêneros literários, ênfases e posicionamentos pessoais de cada documento, em busca de uma visão de conjunto e, se possível, sistêmica, da teologia bíblica. Embora o estudo seja feito por meio de categorias, tópicos e temas, a exegese dos textos deverá governar a utilização dos mesmos na construção das ideias e conceitos teológicos. Serão tratados temas tais como: a Bíblia, Deus, Jesus, o Espírito Santo, o homem, os anjos e os demônios, a salvação, a escatologia etc.

Um estudo da história dos principais sistemas de pensamento cristãos. Catolicismo romano, luteranismo, anglicanismo, calvinismo, pentecostalismos, adventismos, sabatismos, milenismos e dispensacionismos e outros sistemas de pensamento teológico não cristãos.

METODOLOGIA DE ENSINO / ATIVIDADES DISCENTES:

  1. Leitura reflexiva e ativa das web-aulas postados em PDF no AVA.
  2. Assistir as vídeo-aulas postadas no AVA.
  3. Realizar as tarefas de leitura e estudo de cada aula.

RECURSOS DE ENSINO:

  • Web-aula – disponibilizada no AVA para ser assistida on-line.
  • Vídeo-aula – disponibilizada no AVA para ser lida on-line ou baixada em pdf.
  • Áudio-livro [opcional] – disponibilizado no AVA para ser baixado em mp3.
  • Tarefas – alistadas e discriminadas no site.
  • Links para aprofundamento – textos e sites sugeridos para mais pesquisa.